Olá,
Estamos de volta para relatar mais um encontro rico, positivo e cheio de interação.
Aconteceu neste sábado, 13 de março, mais um encontro do GESTAR II.
O objeto de estudo foi o TP4.
Atenção para os objetivos das unidades estudas.
OBJETIVOS- UnidAde 13
1- refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
2- relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
3- produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
OBJETIVOS- Unidade 14
1- reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
2- relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
3- conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
OBJETIVOS- Unidade 15
1. Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
2. Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
3. Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.
OBJETIVOS- Unidade 16
1- conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2- utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto;
3- utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.
Veja algumas das atividades desenvolvidas:
* Ler os textos sobre as práticas de leitura de Patativa do Assaré e Paulo Freire (p.18 e 19). Introduzir a unidade explorando os conhecimentos da turma sobre a biografia desses dois autores. Em seguida, explorar oralmente as questões da p.20.
* Ouvir a música ou fazer leitura dramatizada de “Baião” p.42 e propor à turma a realização da questão “g” atividade 11, em grupos, por séries. Finalizar a aula, realizando uma revisão por meio da atividade 13,também em grupos.
*Projeção do filme “Narradores de Javé” Debate e Socialização do filme.
Elaboração de uma sequência didática a partir do tema do filme e o TP 4 - A produção Textual - Crenças, teorias e fazeres (Silvane Bonaccorsi Barbato).
*Discutir o valor do conhecimento prévio na leitura.
Apresentação do vídeo Ilha das Flores e do texto “Este Admirável Mundo Louco”
* Colocando a "mão na massa" - atividade realizada em grupo, adaptada da Aula 2, do AAA4, versão do aluno, página 55. A atividade também corraborou para introdução da Seção 1 - Onde está o significado do texto?
Outro ponto chave do encontro, foi a Orientação para a elaboração do PROJETO INTERDISCIPLINAR e sua execução.
sábado, 13 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário