sexta-feira, 7 de maio de 2010

PARTILHANDO...

O texto abaixo fui usando como ponto de reflexão na oficina do TP 1.

Confira!


REALIDADE DA VIDA

Deus criou o burro e disse:
– Obedecerás ao homem, carregarás fardos pesados nas costas e viverás 30 anos. SERÁS BURRO.
O Burro virou-se para Deus e disse:
– Senhor, ser burro, obedecer ao homem, carregar fardos pesados e viver 30 anos? É muito Senhor, bastam-me apenas 10.
Deus criou o cachorro e disse:
– Comerás os ossos que te jogarem ao chão, tomarás conta da casa do homem e viverás 20 anos. SERÁS CACHORRO.
O cachorro virou-se para Deus e disse:
– Senhor, tomar conta da casa do homem, comer o que jogarem no chão e viver 20 anos? É muito Senhor, bastam-me apenas 10.
Deus criou o macaco e disse:
– Pularás de galho em galho, farás macaquices e viverás 30 anos. SERÁ MACACO.
O macaco virou-se para Deus e disse:
– Senhor, pular de galho em galho, fazer macaquices e viver 30 anos? É muito Senhor, bastam-me apenas 20.
E Deus fez o Homem e disse:
– Serás o Rei dos Animais, dominarás o mundo, serás inteligente e viverás 30 anos.
O Homem virou-se para Deus e disse:
– Senhor, ser Rei dos Animais, dominar o mundo, ser inteligente e viver 30 anos? É muito pouco Senhor! 20 anos que o burro não quis, 10 que o cachorro recusou e 10 que o macaco não está querendo, dá a mim Senhor, para que eu viva pelo menos 70 anos.
Deus atendeu ao homem.
Até 30 anos o Homem vive a vida que Deus lhe deu. É HOMEM.
Dos 30 aos 50 anos o homem carrega os fardos pesados nas costas para sustentar a família. É BURRO.
Dos 50 aos 60 anos, já cansado, ele passa a tomar conta da casa. É CACHORRO.
Dos 60 aos 70 anos, mais cansado ainda, ele passa a viver aqui, ali, na casa de um filho e de outro e faz gracinha para as crianças. É MACACO.















UNIDADE 3 – O texto como centro das experiências no ensino da língua - Maria Antonieta Antunes Cunha


UNIDADE 1 – Variantes lingüísticas:
dialetos e registros
Maria Antonieta Antunes Cunha


Seção 1: Afinal, o que é texto?
Seção 2: Por que trabalhar com textos.
Seção 3: Os pactos da leitura

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